Para ser modelo e manequim

17/03/2010 00:58

 

Para ser modelo e manequim

Dicas para as garotas que pretendem se aventurar
pelo mundo da moda profissional

 

Luciana Mendonça
29/06/2000

Beleza, graça e juventude. Estes são os requisitos básicos que uma garota deve ter para se inscrever em um concurso como o Dakota Elite Model Look 2000. Em Juiz de Fora, acontece, em agosto, uma das etapas regionais da "disputa", em que serão escolhidas as candidatas que participarão da final nacional. As vencedoras vão representar o Brasil na final internacional, em Genebra, na Suíça.

Esta seleção de novos talentos é uma das mais badaladas do mundo da moda. Foram esses concursos que revelaram top models de sucesso como Cindy Crawford e Gisele Bündchen. Se a sua meta é trilhar o caminho que estas estrelas percorreram, então prepare-se, pois não basta ter talento: é preciso disposição para encarar o trabalho que surge pela frente.

As dicas para ingressar no elenco de uma agência e vencer no mundo das passarelas e estúdios quem dá é Rose Almeida (foto ao lado), diretora da agência Style Models, que é a representante oficial da Elite na cidade e responsável pela realização do concurso regional. Rose tem 21 anos e exerceu a profissão de modelo dos 5 aos 19 anos. A partir de sua experiência, ela oferece alguns conselhos às possíveis candidatas:

Depoimentos de Rose Almeida:


"As agências de modelos querem investir em um novo rosto. A beleza padrão não está sendo tão valorizada como antes. No Brasil, principalmente, o que se procura é a beleza exótica. Apesar de a garota não precisar ser um complexo de beleza para trabalhar como manequim de passarela ou modelo fotográfico, a Elite busca, neste concurso, um conjunto de qualidades.

Em alta a beleza exótica

 

 

Vale o bom senso da menina antes de se inscrever. O biotipo padrão é o mais indicado: magra, alta, elegante no caminhar, na maioria das vezes, medir a partir de 1m70cm até 1m80cm , manequim 36/38. Não há idade limite, mas ter entre 12 e 17 anos é uma vantagem, pois a agência pode investir por mais tempo na formação da profissional. Para não haver dúvida:
  • Manequim é o/a profissional de passarela; aquele que desfila roupa, sapatos e acessórios.
  • Modelo é o/a profissional da publicidade, que faz fotos e filmes publicitários.
Uma mesma pessoa pode exercer essas duas atividades.

Alguns detalhes precisam ser observados, já que a garota será analisada da cabeça aos pés: cabelos bem cuidados, dentes perfeitos e brancos (sem aparelhos fixos de correção), corpo sem celulites, estrias, manchas, cicatrizes ou tatuagem (ou, caso existam, dependendo da localização, que sejam disfarçadas), mãos e unhas bem cuidadas (jamais roer as unhas)."

"As meninas precisam tomar muito cuidado com o book. Fotógrafos prometendo pôr o mundo a seus pés existem de sobra. Aconselho que se trabalhe com uma agência reconhecida, caso contrário, a garota corre o risco de perder tempo e dinheiro e ainda queimar suas chances.

Mais que um "book" - o ideal é o "composite"

 

É nítida a diferença entre fotos com e sem produção. O trabalho profissional inclui, primeiramente, a ajuda de um cabeleireiro e de um maquiador, que vão valorizar a beleza da garota. E um produtor que vai combinar roupas com o local e o tempo de cada foto. Antes de tudo, é feito um teste de fotogenia, para que se descubram os melhores ângulos a serem explorados.

O resultado final, assinado por uma agência, chama-se ‘composite’. O composite é o modelo profissional mais usado. Ao contrário do book, ele não tem muitas páginas, sendo, portanto, mais prático e direto. Consiste em uma única folha de alta qualidade, com uma foto de rosto grande e o nome da garota na frente e fotos menores, de corpo, de perfil, no verso. Também no verso devem estar impressas informações mais detalhadas da modelo (altura, cintura, quadril, busto, manequim, sapatos, olhos e cabelos), escritas em português e inglês.

Os preços variam bastante de agência para agência. Um book pode sair por aproximadamente R$350, sem contar a produção (maquiagem, roupa, cabelos). Aconselha-se também que a garota faça um curso de modelo e manequim, que em Juiz de Fora pode sair por mais ou menos R$200."

"Além das noções de passarela e poses para fotos, os cursos para modelos e manequins ensinam boas maneiras (como se comportar em eventos diversos, como recepções e jantares). E tratam também da postura ética que uma profissional da moda deve ter para fazer sucesso. A menina precisa se preocupar com sua imagem dentro e fora das passarelas: virar noites em bares e boites, dormir mal, não se alimentar bem, andar mal arrumada são atitudes que fazem ‘queimar o filme’ da garota rapidamente.

Boas maneiras e profissionalismo

 

Um último conselho: apesar de ser acessorada por uma agência, é importante que a modelo esteja atenta aos seus direitos, às cláusulas de cada contrato, às exigências do seu mercado de trabalho. Ela precisa estar sempre bem informada e, para isso, não deve abandonar os estudos."

 

Fonte Do Artigo:https://www.acessa.com/arquivo/mulher/dicas/2000/06/29-Elite/

 

By Schaeffer Produções